Cursos para pesquisadores e Eventos
O Laboratório de Inteligência Artificial em Saúde - LIAs realiza a organização de cursos e eventos com o objetivo de divulgar o conhecimento da inovação tecnológica e transformação digital no campo da Saúde.
EVENTOS 2022
25 de maio de 2022 - 14h | 18h
Seminário de encerramento do ciclo de oficinas:
A Inovação Tecnológica no Monitoramento e Avaliação em Saúde
150 vagas (ESGOTADAS)*
*As vagas para a sala do Zoom no seminário estão ESGOTADAS, mas para quem desejar acompanhar iremos fazer a transmissão ao vivo pelo Youtube
Canal do YouTube do Laboratório MASA
PROGRAMAÇÃO
14h | 14h20 - Boas-vindas dos coordenadores do MASA e do LIAs
Drª Liliane Nascimento (Coordenadora do MASA)
Drº Davllyn dos Anjos (Coordenador do LIAs)
14h20 | 15h - Lançamento do Painel de Monitoramento dos Instrumentos de Planejamento e Gestão em Saúde - Brasil
Apresentação dos produtos do QGIS e painel utilizando Business Intelligence – Seinsfs ES, SP, PR
15h | 15h30 - Comentários dos Debatedores
Maria do Carmo (FMRP-USP) (10min)
Robson Rocha (UdeM- Canadá) (10min)
Gregory Carvalho (Doutor em Ciência Política – UnB) (10min)
INTERVALO – 10 min
15h40 | 16h10 - Apresentação do Painel Regional dos Indicadores do Previne Brasil
Apresentação dos produtos do QGIS e painel utilizando Business Intelligence – Seinsf BA, PA
16h10 | 16h40 - Comentários dos Debatedores
Maria do Carmo (FMRP-USP) (10min)
Robson Rocha (UdeM- Canadá) (10min)
Gregory Carvalho (Doutor em Ciência Política – UnB) (10min)
INTERVALO – 10 min
16h50 | 17h20 - Apresentação do Painel de Apoio a Regionalização no Estado da Paraíba e do Painel de indicadores de situação de saúde do Estado de Santa Catarina.
Apresentação dos produtos do QGIS e painel utilizando Business Intelligence – Seinsf PB, SC
17h20 | 17h50 - Comentários dos Debatedores
Maria do Carmo (FMRP-USP) (10min)
Robson Rocha (UdeM- Canadá) (10min)
Gregory Carvalho (Doutor em Ciência Política – UnB) (10min)
17h50 | 18h20 - Encerramento
Drº Davllyn dos Anjos (Coordenador do LIAs)
Drª Liliane Nascimento (coordenadora do MASA)
***
Debatedores convidados
Robson Rocha
(UdeM - Canadá)
Robson Rocha de Oliveira is physician specialized in Preventive and Social Medicine, with a Ph.D. in Preventive Medicine (University of Sao Paulo), and postdoctoral studies in Responsible Innovation in Health (University of Montreal). He is research advisor with the In Fieri Research Programme at the School of Public Health of Université de Montréal and member of the Public Health Research Center (CReSP) of Université de Montréal and CIUSSS du Centre-Sud-de-l’Île-de-Montréal.
His research aims to enhance our comprehension of how technological innovation can promote health equity. His work examined clinical research networks, health innovation systems, digital medical devices, responsible innovation in health, and artificial intelligence-based solutions in the health sector. During his post-doctoral studies, he contributed to the development of a tool for assessing the degree of responsibility of innovations in the health sector: The In Fieri Assessment Tool For Responsible Innovation in Health (RIH).
His current research interesting focuses on the development and assessment of digital responsible solutions in health, operating or not with artificial intelligence. He is currently collaborating with the three-years project “Adapt the Responsible Health in Innovation (RHI) Tool to the specificities of the digital solutions in health and evaluate its reliability”, funded by The International Observatory on the Societal Impacts of AI and Digital Technology (OBVIA).
***
Maria do Carmo
FMRP-USP
Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia-Bava possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1983), Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, Mestrado em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (1996) e doutorado em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP (2001). É professora doutora do Departamento de Medicina Social da FMRP-USP desde o ano de 2003. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção básica/ saúde da família, gestão em saúde, avaliação em saúde.
Foi Diretora Acadêmica, de Ensino e Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP desde o ano de 1985 até novembro de 2006, e Diretora Técnica nos anos de 2004 a 2006.Participou da implantação das primeiras equipes de Saúde da Família de Ribeirão Preto. Foi consultora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto em 2007 e 2008. Coordenou Unidades de Saúde da Família nos anos de 2001 a 2004 e de 2014 a 2016. Coordenou projeto de apoio aos Departamentos Regionais de Saúde de Franca, Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenou o PET Saúde do Campus USP de Ribeirão Preto de abril de 2009 a março de 2012. Integrou o Comitê Estadual de Atenção Básica.
Participou dos Projetos de Avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ – e de Avaliação de Serviços Hospitalares – PNASS – em parceria com o Ministério da Saúde e universidades do Estado de São Paulo, sob coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou o Núcleo Regional da Associação Paulista de Saúde Pública – APSP – em 2016 e 2017. Coordenou a avaliação externa do 3º Ciclo do PMAQ, na Macro Região I, envolvendo em 227 municípios e 1095 equipes de APS, parceria entre o Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais e universidades paulistas, ocorrida de abril a setembro de 2018.
***
Gregory Carvalho
Doutor em Ciência Política pela UnB
Grégory Carvalho é Doutor em Ciência Política pela UnB (2020), com ênfase de estudos em processos de adoção e implementação de programas e políticas públicas por estados e municípios, em contextos de indução vertical pela esfera federal. Sua tese de doutorado foi Finalista do prêmio ANPOCS de melhor Tese em Ciências Sociais (edição 2021) e suas pesquisas dedicam-se aos temas saúde, controle social, desenvolvimento local e políticas urbanas.
Profissionalmente, entre 2008 e 2016, acumulou ampla experiência na atividade de relações governamentais e institucionais, tendo atuado tanto em organizações do terceiro setor e do setor privado, quanto do setor público, sendo, inclusive, coautor de dois livros na área.
Como servidor público federal, é membro da carreira de Desenvolvimento de Políticas Sociais (Analista de Políticas Sociais) no Ministério da Saúde. No MS, desde 2016, passou a atuar na melhoria dos processos de gestão, financiamento, planejamento, regionalização e coordenação nacional de programas e políticas junto a estados e municípios, tendo ocupado posições de coordenador, coordenador geral e diretor substituto em diversas áreas do MS.